"QUERO CAFÉ!"
- Laços da Saúde
- 17 de out. de 2020
- 2 min de leitura

Essa frase virou meme, e todos que amam café a usam demais. É muito divertida e engraçada. Porém para algumas pessoas isso é como um grito de socorro.
Imagine em um dia você utilizar essa frase brincando e no outro não conseguir engolir mais o café, nem água, nem arroz, ou nem mesmo a própria saliva. Por mais loucura que pareça isso que estou escrevendo, é uma triste realidade.
Algumas pessoas sofrem derrames, tem paradas cardíacas, doenças degenerativas, sofrem acidentes, têm tumores, ou simplesmente o organismo envelhece e aí não conseguem mais se alimentar como se alimentavam a uns dias atrás.
Você já se imaginou assim? Não poder comer o que gosta, ou colocar na boca e não saber o que fazer com aquele alimento?
Essa alteração é conhecida como Disfagia. A dificuldade de conseguir se alimentar de forma satisfatória, ou em alguns casos a incapacidade em se alimentar, sendo necessário encontrar uma outra via de alimentação.
Em muitos casos a fonoterapia auxilia na recuperação total desse quadro, em outros encontra estratégias para que o paciente possa voltar a comer pelo menos alguma consistência (como pastoso, sólidos e líquidos), mesmo que em pequena quantidade para o prazer.
Nós não temos noção do quanto é complexo e a quantidade de músculos e sinapses são necessárias para que o simples engolir de uma saliva seja eficiente. O ato de pegar uma xícara de café, levar aos lábios, colocar na boca, ajustar com a língua, fazer fechamento das vias aéreas requer muito trabalho, ocorrendo um enorme gasto de energia.
Por esse motivo caso você perceba em você, ou em alguém próximo, engasgos e tosse constante ao comer, evitar alguns alimentos, começar a ter que cuspir por não conseguir engolir, sentir a garganta fechada, entre outros fatores, busque com urgência um fonoaudiólogo, pois quanto antes se inicia o tratamento mais rápida é a recuperação e dessa forma poderá voltar a falar, ou ouvir a tão divertida frase: “quero café!”
Cristina Galante
Fonoaudióloga
CRFª 2 - 13889
Comments