top of page

O Corpo Fala.


Sempre acreditamos que nossa comunicação precisa 100% da fala, porém sem a linguagem corporal e facial a comunicação é morta.


Não é esquisito conversar com uma pessoa que fica completamente parada e com o rosto sem expressão? Parece que a pessoa é meio esquisita, falsa, robótica.


Creio que todos nós já vimos ou conhecemos uma pessoa assim, temos a tendência de chamá-la de apática. E se você tem essa sensação consegue entender o que estou dizendo. A nossa comunicação é feita de gestos, de caras e bocas.


Mas você deve estar se perguntando: “E aí Cristina, como se reverte isso?”, “É um problema?”, “Tem cura?”. E eu te respondo: “Claro que tem como aperfeiçoar a linguagem não verbal!”.


Começando por entender que existem 7 emoções e essas são conhecidas pelo mundo todo. Em qualquer lugar que você vá, em qualquer país ou região, encontrará as 7 emoções: Alegria, Tristeza, Raiva, Aversão/Nojo, Medo, Surpresa e Desprezo.


Só aí já conseguirá entender qualquer pessoa sem a necessidade de falar uma palavra sequer. Isso não é mágico? Não, isso é ciência e é lindo de saber e entender.


Já os gestos têm diversos significados e em cada país, ou regiões, pode ter significados diferentes, então devemos ter cuidado com os gestos que fazemos por aí, mas nada que nos impeça de aperfeiçoar.


Agora entendendo um pouco disso tudo você consegue saber por que você muitas vezes não consegue se fazer entender, mesmo quando fala de forma tão clara? Isso ocorre porque provavelmente você falou muito bem com palavras, mas não tão bem com o corpo e a face.


Para que você se comunique de forma efetiva você precisa saber de duas coisas: técnica e subjetividade. A técnica só será efetiva se ela for feita sob medida para a subjetividade. Mas o que é subjetividade? Nada mais é que o individual, particular; relativo ou próprio do indivíduo.


Por isso não adianta nada você pesquisar no google, assistir vídeos e ler livros para aperfeiçoar sua comunicação, enquanto você não entender quem é você e como a comunicação se desenvolve a partir de si.


Não à toa o fonoaudiólogo é o único profissional com capacitação total de desenvolver sua comunicação verbal e não verbal, levando em consideração sua subjetividade e aplicando técnicas específicas para você.


Então que tal se tornar o melhor comunicador?



Cristina Galante

Fonoaudióloga

CRFª 2 - 13889



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page