top of page

VOZ É EMOÇÃO

Nossa voz é um dos principais meios que utilizamos para nos comunicar. Com a voz demonstramos alegria, tristeza, raiva e diversas emoções.

Quantas vezes você já ligou para alguém que te atendeu superbem, mas mesmo assim você notou que tinha algo errado? Ou quando foi fazer uma apresentação de trabalho, falar em público e sentiu sua voz tremendo, com um nó na garganta?

Isso nada mais é do que a emoção falando pela voz e não tem como separar uma da outra.


A questão é quando não temos noção do que estamos passando, sentindo, e vamos tentando manter nosso tom de voz para alcançar nosso objetivo de comunicação. Porém a prega vocal, que é como uma peça de cristal, vai se esforçar para tentar manter sua qualidade de voz e ao mesmo tempo estará trabalhando conforme suas emoções.


Então é como um cabo de guerra. Já brincou disso? De um lado você e sua turma puxam, do outro seus rivais, vence quem for mais forte, mas ao final ambos estão com os braços e pernas doloridos. A prega vocal é você tentando manter o tom de voz adequado e do outro lado suas emoções querendo colocar pra fora o que está transbordando. Independente de quem vença, quem sofre é sua musculatura e as pregas vocais que foram colocadas em um esforço extremo.


Por isso é muito importante se mapear todos os dias, saber como está se sentindo física e emocionalmente. Preparar seu corpo e sua mente com exercícios adequados para cada situação, para realizar um trabalho árduo ao longo do dia e ao final dele tratar sua prega vocal com carinho realizando exercícios de desaquecimento e relaxamento cervical e corporal. Dessa forma ninguém sofre e todos estarão preparados para o próximo dia cheio de emoções e palavras!


Cristina Galante - CRFA² 13889

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page