A psicomotricidade é uma ciência que busca compreender os aspectos emocionais, cognitivos e motores, desde a infância até a terceira idade. O ser humano está sempre em evolução e nas etapas da vida é necessário trabalhar corpo e mente.
Na área educacional da criança deve-se evidenciar a relação do movimento de seu próprio corpo, considerando sua idade sendo necessário que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivo e socioafetivo, pois assim podemos explorar o ambiente e trabalhar o concreto, indispensável no seu desenvolvimento intelectual, assim tomando consciência de si mesma e do mundo que o cerca.
Alguns alguns autores defendem a ideia que a função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão intimamente ligados na criança. E a psicomotricidade quer justamente destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica.
A educação psicomotora é uma técnica, utilizá-la para que uma criança adquira noção de esquema corporal ou outra noção indispensável a seu desenvolvimento através de etapas da aprendizagem natural como exercícios motores, sensoriomotores isto é, exercícios em que o corpo percebe as diferentes noções de maneira interna.
Assim sendo, a psicomotricidade é importante ser trabalhada desde a infância, mas não significa que ela não possa ser desenvolvida no decorrer da vida. A psicomotricidade ajuda a superar os limites, medos e frustrações, portanto é necessário realizar as técnicas através das relações, dos jogos, da fantasia e por fim, da brincadeira, ou seja, do faz de conta.
EDLAINE ALBINO - CBO 2394
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