• Laços da Saúde

Uma dor sem fim chamada Fibromialgia

Atualizado: 14 de Out de 2020

Fibromialgia é uma síndrome dolorosa, não inflamatória, de etiologia desconhecida, acompanhada por dores no sistema músculo esquelético, rigidez, distúrbio do sono, fadiga, pontos sensíveis (tender points), entre outros sintomas que diminuem a qualidade de vida do indivíduo.


A dor da fibromialgia é profunda, difusa e crônica. Afeta diferentes partes do corpo e varia a intensidade, pode ser em queimação, pontada ou peso. Podem ainda apresentar movimentos periódicos dos membros, síndromes das pernas inquietas, fadiga matinal, e dor ao acordar. O inchaço também pode estar presente nas regiões dolorosas. Ocorre a limitação para atividade de vida diária, tarefa doméstica e laboral.


Fica difícil para o paciente identificar a localização exata da dor, sem saber se é muscular, óssea ou articular.


Dores de cabeça e facial podem estar associados a sensibilidade e rigidez do pescoço e ombro.


No distúrbio do sono o paciente não alcança o sono reparador, acordando sempre cansado.


Os sintomas se agravam no clima frio, úmido, em mudança de temperatura, fadiga física e mental, distúrbio do sono, atividade física excessiva, sedentarismo, ansiedade excessiva e estresse.


Os exames laboratoriais e de imagem não apresentam alterações, exceto quando houver outras enfermidades presentes.


O tratamento com acupuntura tem como objetivo o alívio da dor, melhora do sono e restabelece a parte emocional. Se for somada a uma atividade física moderada, e uma dieta saudável os resultados são excelentes. a caminhada diária é sempre bem vinda.


Silvana Gonçalves

Acupunturista e Laser Terapeuta

CREFITO 154605-F


Posts recentes

Ver tudo