• Laços da Saúde

Por que eu tenho zumbido no ouvido?



Você deve estar se perguntando o por que seu ouvido está com um barulho. Ele pode ter diversos tipos como um chiado, um apito, um grilo, um motor de geladeira, entre outras descrições que ouço diariamente.


Quer entender o que está acontecendo? Então leia esse artigo até o final.


Afinal que barulho é esse? Isso é o que nós chamamos de zumbido e pode haver diversos tipos no ouvido, pois cada pessoa sente de uma forma.


O zumbido, também chamado de Tinnitus pode ocorrer por diversas causas como exposição a ruídos, acúmulo de cera, diabetes, perda de audição, entre outros fatores que vão desde questões emocionais a orgânicas. Por isso, é preciso saber o motivo da condição e tratar tanto o sintoma (zumbido) como a sua origem.


Além do ruído no ouvido pode sentir outros sintomas em conjunto como dores de cabeça, estresse, tontura, insônia, ansiedade, pois para algumas pessoas conviver com um apito 24 horas no ouvido gera uma carga emocional muito grande.


O zumbido se caracteriza por ser um sintoma no qual o paciente tem a sensação de percepção de um som (que pode ter diferentes frequências e tipos) sem haver uma fonte física ou causa externa identificável (Goodhill, 1950), o que ocasiona um enorme desconforto e afeta a sociabilização.


Mas existe tratamento para o zumbido? Como curar o zumbido no ouvido?


Muitas pessoas acreditam que vão conseguir conviver com o barulho no ouvido. Outras dizem que é de família, pois a mãe ou o pai também apresentam. Algumas ficam a espera que passe.


Em alguns casos ele até pode passar sozinho, mas em sua grande maioria é importante identificar o que está ocasionando o zumbido, por isso se deve passar com um otorrinolaringologista para que possam ser solicitados exames específicos como audiometria tonal, vocal e imitanciometria, exames de sangue e outros que o médico achar cabível para a investigação. Existem casos no qual não se consegue identificar a causa.


O tratamento pode ser medicamentoso, terapia sonora e/ou uso de aparelhos auditivos que tem gerador de som.


O aparelho auditivo com gerador de som tem a finalidade terapêutica de treinar o cérebro para parar de escutar os zumbidos utilizando a estimulação sonora para ativar toda a região auditiva do cérebro e gradativamente fazer com que o paciente deixe de perceber o zumbido com o passar do tempo.


Esse tratamento faz com que se encontre tranquilidade, pois faz com que o cérebro se habitue ao som até ele não ser mais percebido. Isso tanto nos casos de pessoas com audição normal, quanto nos casos de perda auditiva em conjunto com o zumbido, que além do benefício de tratar o barulho para não existir mais, auxilia na redução do estresse e do cansaço ocasionado pela perda de audição.


Não fique em desespero pensando em ter que usar um aparelho enorme atrás da orelha, isso é coisa do passado. Hoje os aparelhos tem em torno de 3cm, isso os externos, os que vão dentro da orelha são menores ainda. Então não fique com receio, pense na sua qualidade de vida.


O zumbido pode ser tratado, não deixe fazer parte da sua rotina.


Cristina Galante

Fonoaudióloga

CRFª 2 - 13889



Posts recentes

Ver tudo

ENDEREÇO

R. Pedro Parejo Rojas, 239

Parque Pinheiros - Taboão da Serra - SP

CEP 06767-050 

(a 150m do Banco Itaú e Bradesco)

HORÁRIOS 

Segunda - Sexta: 8:00 – 17:30

Sábado: 8:00 – 13:00

ESPECIALIDADES

Fonoaudiologia • Psicologia  • Acupuntura • Laserterapia • Audiologista

JUNTE-SE À NOSSA LISTA DE E-MAILS

CONTATE-NOS

Copyright © 2020 Laços da Saúde - Todos os direitos reservados. - Site Otimizado feito pela RRP Digital