top of page

O que você deixa de falar, o corpo grita...


Você sabe o que são doenças psicossomáticas?


Conhecidas também como somatização e transtorno somatoforme, são desajustes psíquicos ou emocionais que afetam a função dos órgãos provocando queixas físicas que podem ocorrer em diversas partes do corpo.


O surgimento dessa doença é complexo e não pode ser explicado por alterações orgânicas através de exames para confirmação diagnóstica.


É muito comum que indivíduos portadores de doenças psicossomáticas vivam em médicos, consultas, prontos-socorros e não encontrem uma causa específica para o seu desconforto. Na maioria dos casos o paciente é encaminhado a buscar apoio mental em terapia afim de evitar o agravamento, pois o diagnóstico médico se dificulta devido a apresentação de características típicas.


O desencadeamento desta doença está relacionado a emoções e pensamentos incontrolados ou negativos que causam desequilíbrio mental, atrapalhando o funcionamento do corpo. O mesmo ocorre por diversos motivos, principalmente por experiências traumatizantes não superadas, isso gera estresse que afeta a capacidade de coordenação cerebral, impedindo a liberação de substâncias imprescindíveis para o ajuste biológico.


Entre as características evidentes que merecem atenção para essa doença estão alterações gástricas, fraqueza, fadiga, insônia, sonolência, manchas roxas ou avermelhadas, falta de concentração, desânimo, aceleração dos batimentos cardíacos, desinteresse pela rotina, dores de cabeça, irritabilidade, falta de ar e dores generalizadas.


A somatização é entendida como manifestação do inconsciente que sinaliza a sobrecarga psíquica. Existem diversas questões capazes de causá-las, deixarei aqui alguns alertas de situações que servem como possíveis gatilhos para o desencadeamento do transtorno somatoforme:



* Infância traumática

* Dificuldade financeira

* Questões profissionais

* Depressão

* Luto

* Genética


MAYARA MELLO

PSICÓLOGA

CRP 06/162732

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page