TOC é o Transtorno obsessivo-compulsivo, muito comum, crônico e duradouro, marcado pela presença de comportamentos compulsivos e obsessivos.
Esse transtorno é uma doença mental consideravelmente grave, ocupando lugar entre as dez maiores causas de incapacitação segundo a organização mundial da saúde.
Obsessões são imagens, impulsos ou pensamentos indesejados de recorrente e persistente vivência. Compulsão é a repetição de comportamentos ou atitudes mentais onde o indivíduo se sente obrigada a responder uma obsessão ou regra rigorosamente aplicada.
O TOC envolve sintomas como alterações de comportamento de compulsões, repetições, evitações ou rituais, alteração de pensamento como preocupações excessivas, pensamentos ruins, impróprios, dúvidas, e alterações das emoções, causando culpa, medo, desconforto, aflição e depressão. Estes sintomas podem interferir diretamente em aspectos da vida, como trabalho, relacionamentos, escola e etc. Os portadores desta doença sofrem de medos como cometer falhas, contrair doenças e decorrente disso evitam diversas situações.
Os pensamentos, impulsos ou imagens mentais causados pela obsessão causam ansiedade, incluindo sintomas como:
* Medo de contaminação, lavando as mãos excessivamente.
* Preocupação extrema com limpeza.
* Pensamentos indesejados, podendo envolver sexo, religião ou danos.
* Revisar portas, gás, janelas ao sair de casa, ou dormir.
* Perfeita ordem ou assimetria descosias.
* Pensamentos auto agressivos, ou direcionado a terceiros.
Já pensamentos repetitivos compulsórios incluem:
* Contagem compulsiva.
* Verificar coisas repetidamente tal como se a porta está fechada ou forno desligado.
* Limpeza excessivamente e/ou lavagem de mão.
* Organização e ordenação de maneira específica.
Todo mundo verifica as coisas as vezes, porém uma pessoa com TOC não controla seus pensamentos e/ou comportamentos, mas sente alívio; gasta em média uma hora por dia com comportamentos e pensamentos obsessivos; em alguns indivíduos inclui o distúrbio conhecido como “TIC”, que incluem sons, movimentos e etc.
Se você se identifica com esses comportamentos, procure seu terapeuta.
MAYARA MELLO
PSICANALISTA
CRP 06/162732
Comments