
Laços da Saúde
Aprendendo a ter controle das emoções
Atualizado: 30 de set. de 2020

Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
Entender que somos impulsionados, principalmente, pela emoção é o primeiro passo para começar a desenvolver inteligência emocional.
Conseguir compreender e administrar as próprias emoções e usá-las a seu favor, também compreender as emoções das outras pessoas, construindo relações saudáveis, fazendo escolhas conscientes, adquirindo assim uma melhor qualidade de vida.
A pessoa que tem inteligência emocional sabe pensar, sentir e agir de forma inteligente, objetiva, consciente e clara, não permitindo que as emoções controlem a sua vida e se acumulam de forma a reproduzir ou criar traumas e doenças psicossomáticas.
É preciso que tenhamos alto responsabilidade, ou seja, é necessário que assumamos a responsabilidade de todas as áreas da nossa vida. Podendo ser sucesso ou fracasso.
Entender e reconhecer as minhas emoções, e também, das pessoas ao redor.
A conscientização de nossas reações perante si e o outro, qual resposta eu dou frente a qualquer tipo de situação.
Manter o foco é fundamental no processo de inteligência emocional, pois ele determina o resultado, por isso tenha metas atingíveis, tendo em vista a capacidade para focar nos aspectos positivos das pessoas e situações. E assim, agir.
Somente pela ação enfrentamos todos os sentimentos que possam ser vividos, tais como medo, tristeza e raiva. Mas, encontramos também a alegria e o amor, gerando resultados e concretizando aquilo que tínhamos focado, realizando os nossos sonhos e conquistas.
Magali Fernandes
Psicóloga
CRP 06/128937